Presença ilustre

Com presença de medalhista olímpico, 1ª Maratona de Pelotas é lançada oficialmente

Em palestra no Clube Brilhante, Vanderlei Cordeiro de Lima falou sobre sua carreira e desafios no esporte

Foto: Paulo Rossi/Sesc - Ex-corredor realizou uma palestra no evento

Em uma parceira entre o Sesc e a Prefeitura de Pelotas, a 1ª Maratona Sesc de Pelotas teve o seu lançamento oficial realizado nesta quinta-feira (4), no Clube Brilhante. Além da presença de várias autoridades, o evento contou com a participação do ex-corredor e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima.

O atleta ficou eternizado após o episódio que viveu nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, quando foi empurrado para fora da pista de corrida e, mesmo assim, concluiu a prova em terceiro lugar, além de conquistar a medalha de bronze. A situação lhe rendeu a medalha Pierre de Coubertin, que enaltece seu grau de esportividade e espírito olímpico.

Ao Diário Popular, Vanderlei Cordeiro de Lima comemorou o fato de cidades do interior estarem recebendo grandes eventos de corrida. “O grande objetivo aqui é o lançamento da 1ª Maratona Sesc de Pelotas. Um evento extraordinário. A gente vê os grandes eventos saindo das capitais e indo para o interior”, disse.

Durante o lançamento da 1ª Maratona de Pelotas, o medalhista olímpico concedeu uma palestra e falou sobre sua vida no esporte e como foram os desafios que encontrou durante a carreira. “Através da minha história procuro transmitir às pessoas autoestima, motivação, inspiração para que também não só na área do esporte, mas na vida pessoal que possam acreditar mais e se superarem todos os dias”, comentou.

Dicas para participar da Maratona

Vanderlei Cordeiro de Lima deixou de competir em 2008 profissionalmente. Com tantos anos de experiência, ele deu dicas para quem pretende participar da 1ª Maratona Sesc de Pelotas. “Maratona é uma prova que não é tão fácil, é de longa duração. Mas não existe nada que não seja possível. O importante é fazer uma planilha de treinos, um planejamento. Dentro da planilha e do planejamento é você descobrir onde está o seu limite. Pra quem já corre e treina já tem uma experiência onde pode chegar. Na maratona é importante fazer um planejamento dentro da prova. Fazer uma corrida um pouco mais crescente”, explicou.

Cenário das corridas no Brasil

Em Pelotas hoje existem várias equipes de corrida em que as pessoas podem participar. Este é o cenário na maioria das cidades no Brasil. Para Vanderlei, o esporte vem crescendo muito graças às cidades do interior recebendo grandes eventos e ressalta a maior participação feminina nas provas. “A corrida hoje se massificou no Brasil. Isso é muito importante. A corrida está muito acessível. Anteriormente quem morava no interior ficava carente de grandes eventos. Hoje os grandes eventos se espalharam em todas as regiões do nosso País. O mais importante é que vemos uma crescente da mulher na corrida. Hoje o grande público da corrida são as mulheres. Elas descobriram o benefício da corrida em sua vida, em todos os sentidos. A corrida sempre foi um esporte muito democrático. Ela está acessível para todas as classes. Basta ter um short, tênis, camiseta e uma orientação”, afirmou o medalhista olímpico.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotense conquista o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Anterior

Pelotense conquista o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

Polícia coleta novos materiais para investigar suposta manipulação em jogos do Farroupilha Próximo

Polícia coleta novos materiais para investigar suposta manipulação em jogos do Farroupilha

Deixe seu comentário